Endodontia

O canal da raiz dentária é um tratamento para reparar e salvar dentes muito danificados ou infectados. O procedimento envolve a remoção da área danificada do dente (a polpa), limpeza e desinfecção e, em seguida, o preenchimento e selamento. As causas comuns que afetam a polpa são dentes trincados, cárie profunda ou trauma. O termo “canal da raiz” é proveniente da limpeza de canais dentro da raiz do dente.

 

Se você nunca realizou um tratamento endodôntico, ou se passaram muitos anos desde seu último procedimento, você pode ter dúvidas ou expectativas ultrapassadas.

O tratamento endodôntico, hoje, conserva os dentes.

O que é o tratamento endodôntico?

"Endo" é a palavra grega para "dentro" e "odonto" é a palavra grega para "dente". Tratamento endodôntico trata o interior do dente.

 

Para entender o tratamento endodôntico, devemos saber algo sobre a anatomia do dente.

Dentro do dente, sob o esmalte há uma camada dura chamada dentina, e abaixo desta, um tecido mole chamado polpa. A polpa contém vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo e cria os tecidos adjacentes duros do dente durante o desenvolvimento.

A polpa se estende desde a coroa do dente até a ponta das raízes, onde liga-se aos tecidos ao redor da raiz. A polpa é importante durante o crescimento de um dente e desenvolvimento. No entanto, uma vez que um dente está totalmente maduro pode sobreviver sem a polpa, porque o dente continua a ser alimentado pelos tecidos que o rodeiam

Por que você precisa de um procedimento endodôntico?

O tratamento endodôntico é necessário quando a polpa se torna inflamada ou infectada. A inflamação ou infecção pode ter várias causas: cáries profundas, procedimentos dentários repetidos no dente ou pancadas traumáticas. Se a inflamação ou infecção da polpa não for tratada, pode causar dor ou levar a um abcesso.

Sinais de lesão incluem sensibilidade prolongada ao frio ou calor, escurecimento dos dentes, inchaço e sensibilidade nas proximidades das gengivas. Às vezes, não há sintomas.

Como o tratamento endodôntico salva o dente?

O endodontista remove a polpa inflamada ou infectada, limpa cuidadosamente e molda o interior do dente, em seguida, preenche e sela o espaço.

Depois, você irá retornar ao seu dentista, que irá colocar uma coroa ou restauração sobre o dente para proteger e restaurar o seu funcionamento pleno. Após a restauração, o dente continua a funcionar como qualquer outro dente.