Medo de ir ao dentista?
O medo de dentista tem nome: odontofobia. Assim como todas as outras fobias específicas, a odontofobia resulta de experiências desagradáveis, tratamentos dolorosos, pavor do barulho do motor ou da agulha da injeção da anestesia, o que pode gerar ansiedade e fazer com que a pessoa evite o tratamento. A posição da cadeira do dentista também pode levar a essa fobia.
Aqui vão algumas dicas que irão te ajudar a enfrentar a situação:
Entenda seu medo: Qual o tamanho desse medo? É descontrolado ou um pouco por não ter encontrado o profissional de confiança? Dependendo da conclusão, pode ser necessário um acompanhamento psicológico.
Qual a origem do seu medo? Se ele se origina de trauma ou experiencia desagradáveis, é possível identificar o gatilho para tratá-lo. Um terapeuta poderá orientar o paciente.
Focar no resultado: Pensar no benefício que terá a longo prazo por cuidar de você, irá auxiliar no alívio da tensão quando pensar em ir ao dentista.
Tenha boas referências: Pesquise os profissionais, converse com pessoas que já fizeram algum tratamento e que podem lhe dar referência.
Visite o dentista regularmente: As consultas frequentes podem ajudar a diagnosticar problemas ainda no início, o que tornará o tratamento mais fácil, rápido e sem estresse.
Comunicação: Converse com o seu dentista sobre o problema. Além de estar familiarizado com o assunto, ele pode desenvolver métodos personalizados no seu atendimento para te ajudar a relaxar.
As técnicas de relaxamento, como respiração profunda e meditação, praticadas antes e durante o tratamento também são auxílios válidos – assim como músicas podem ajudar a distrair o paciente.